Como restaurar um Mailbox no Exchange Online


 No Exchange Online, quando excluímos um mailbox ele é movido para uma espécie de lixeira - esse processo é chamado de Soft Deleted Mailbox.

O termo Soft Deleted Mailbox é uma mailbox que foi excluída e o Exchange não o considera mais como ativa.
No ambiente do Exchange Online, por padrão, a mailbox excluída permanecerá salva por um período de 30 dias e esse período não pode ser estendido.

No exemplo vamos excluir o usuário João Silva e depois restaurar na mailbox do usuário Luiz Antunes.





Após a exclusão podemos notar que o usuário João Silva se encontra em usuários excluídos.



O próximo passo será buscar a guid da mailbox excluída. Para isso vamos utilizar o seguinte comando:

Get-Mailbox -SoftDeletedMailbox | fl *guid*, alias, name




Agora vamos buscar guid da mailbox de destino, no caso do usuário Luiz:

Get-Mailbox luiz | FL Name,Alias,UserPrincipalName,Guid



Pronto, agora temos os guid da mailbox excluída e de destino.

Para realizar o restore, iremos utilizar o seguinte comando:

New-MailboxRestoreRequest -SourceMailbox a4e7a4a5-89f8-4b53-840e-fc112162afa3 -TargetMailbox 2bbdfe7d-d86c-4583-9528-f9d40097651d -TargetRootFolder Restore -AllowLegacyDNMismatch -Verbose

O parâmetro -TargetRootFolder indica a pasta de destino do restore.




Nesse momento podemos notar que o processo foi colocado em fila:


Podemos acompanhar o status com o comando abaixo:

Get-MailboxRestoreRequest | FL Identity,requestguid,Status



Agora basta fazer login na conta do usuário Luiz para verificar que o restore foi realizado com sucesso:


 

Por hoje é só!

Breno Padovan

Nenhum comentário: